quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

25/01/2018 - EVENTO CABRUCABILIDADE

CEPLAC E INSTITUTO CHOCOLATE PREPARAM PRODUTORES PARA MELHORAR QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DO CACAU


Trinta e cinco produtores de cacau da região que estão participando do programa Cabrucabilidade, do Instituto Chocolate, estarão na sede regional da Ceplac, km 22 rod. Ilhéus/Itabuna, participando nesta quinta-feira, a partir das 8 horas da manhã, de três palestras ministradas por três técnicos da Ceplac.

A primeira palestra será sobre as características que o cacau precisa apresentar para ser transformado em chocolate de qualidade, a ser proferida pela técnica da Ceplac Neyde Alice Pereira, responsável no Brasil pela área que orienta os produtores para a apresentação de amostras de cacau para o Salão de Chocolate de Paris.

A segunda palestra será sobre classificação de cacau e as praticas de pós-colheita e fermentação que o produtor deve observar para atingir um cacau de qualidade, a ser proferida por Herbert  , técnico da área de classificação de cacau da Ceplac.

A terceira palestra será sobre produtividade do cacaueiro, proferida pelo extensionista Ivan Costa e Souza, da Ceplac, que orienta grupo de produtores rurais a atingirem, através de técnicas de nutrição e polinização, alta produtividade do cacaueiro, com casos concretos de produtores que já ultrapassaram a barreira das 200 arrobas por hectare de cacau.

Estas palestras fazem parte do primeiro encontro técnico preparativo dos produtores para alcançarem os benefícios do programa Cabrucabilidade, que visa capacitá-los a produzir cacau com sustentabilidade econômica, social e ambiental e tem base nos princípios da Conservação Produtiva, programa que foi testado pela pesquisa e extensão da Ceplac por mais de 10 anos no projeto Barro Preto e resultou no Decreto da Cabruca.

O Decreto da Cabruca permite ao produtor solicitar ao Instituto do Meio Ambiente-INEMA autorização para realização do manejo da mata que sombreia o cacaual para aumentar a produtividade do cacaueiro e a rentabilidade do produtor.